Uma versátil e, ao mesmo tempo, sofisticada tendência vem ganhando amplo espaço quando se trata da escolha do tipo de serviço a ser executado pelo buffet nas recepções. O finger food é uma excelente alternativa para quem deseja servir os convidados sem a formalidade exigida pelos outros tipos de serviço, como o à francesa, à russa e à inglesa, mas não quer perder a chance de proporcionar aos convidados uma experiência gastronômica diferenciada.

O finger food é, literalmente, um tipo de serviço que permite que os convidados comam com as mãos, sem a necessidade de que se sentem à mesa, dispensando também que ela seja posta com a infinidade de pratos e talheres que variam de acordo com o que está sendo servido. As porções são sempre individuais, de modo que possam ser consumidas com uma ou, no máximo, duas mordidas, devendo ser servidas em pequenas louças. Aliás, é fundamental a utilização de louças condizentes com o tamanho da porção: pequenos ramequins, taças, mini caçarolas, colheres de porcelana e pequenos talheres – estes últimos podem ser descartáveis.

Dentre diversas vantagens de se optar pelo finger food, a maior delas é que os convidados não precisam se assentar para comer e podem aproveitar mais a festa, uma vez que o serviço dos garçons será volante. A outra vantagem é que praticamente tudo pode ser servido neste formato. Desde risotos, escondidinhos, saladas e frutos do mar mais elaborados, como camarões e vieiras, até os queridos e quase sempre requisitados salgadinhos, como a coxinha.

Abaixo, alguns exemplos para dar ainda mais água na boca… Bom apetite.

(texto cedido por Marciano Ferreira Saraiva – Instagram: @seriema_gastro)

Deixe uma resposta

Lejour

Lejour